Voltar

Notícia

“Lutas,Vitória e a Intimidade com Deus”

Salmo: 25 vs. 12 ao 22 – “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma e a sua descendência herdará a terra. A intimidade do Senhor é para os que o temem(respeito), aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele me tirará os pés do laço. Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração, tira-me das minhas angústias. Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados. Considera os meus inimigos, pois são muitos e me abominam com ódio cruel. Guarda-me a alma e livra-me; não seja eu envergonhado, pois em ti me refugio. Preservem-me a sinceridade e a retidão, porque em ti espero. Deus, redime Israel de todas as suas tribulações”.

A intimidade de uma pessoa é a instância mais particular de sua vida. Inclui realidades das quais participam tão somente o próprio indivíduo e aqueles que lhe são ligados por estreitos laços de afeto e confiança. Ser íntimo de alguém significa conhecer-lhe o âmago, o interior da alma, os “segredos” do coração.

Por ser oportunidade rara, é uma honra participar da intimidade da pessoa amada. Intimidade é coisa séria, preciosa, de valor insubstituível e que não admite indenizações. Por ser tão delicada, está sujeita a muitos riscos. E o pior deles é, sem dúvida, aquele que lhe é mais próximo e que se estabelece com maior sutileza: a familiaridade. A familiaridade substitui a honra pelo hábito, a confiança pelo costume e a admiração pela indiferença.

O salmista, neste segundo trecho do salmo 25, parece ter descoberto esta verdade (a intimidade do Senhor é para os que o temem…). Intimidade e temor andam juntos. Quando o temor (amor com pleno respeito) se vai, a intimidade dá lugar à familiaridade. E a intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, os quais conhecerão sua aliança.

Com o salmista aprendemos que uma das chaves para uma intimidade que não se transforme em familiaridade é a intensidade. Quanto mais intenso o relacionamento, maior a intimidade e menor o risco da familiaridade. A intensidade conduz a uma sede de conhecimento (ele o instruirá no caminho que deve escolher), pois o amor deseja conhecer e comprometer-se. Conduz ainda a uma busca permanente pela presença do amado (Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor), pois a intimidade produz alegria e cumplicidade.

Também aprendemos com o salmista que as dificuldades em geral contribuem fortemente na intensificação do relacionamento com Deus, pois fazem perceber que somente Ele é capaz de socorrer aos que sofrem (ele me tirará os pés do laço). Embora não gostemos de passar por lutas, são elas que nos fazem chegar a Deus com humildade, confiança e dependência (volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias). Estas, por sua vez, são caminhos para a segurança em Deus e a esperança em Sua redenção (não seja eu envergonhado, pois em ti me refugio). Nenhuma provação será maior que Seu poder de proteger-nos e livrar-nos.

Com o salmista, enfim, aprendemos que, na experiência da intimidade de Deus, somos consolados e encorajados por seu amor. Muitas vitórias estão preparadas para os que andam intimamente com Deus (na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra). A intimidade de Deus é chave para a vida plena que, de um lado, supera as aflições, triunfa sobre as adversidades, e, de outro, fortalece o caráter e anima na busca por aquelas virtudes que aproximam ainda mais do coração de Deus (Preservem-me a sinceridade e a retidão, porque em ti espero). Quanto mais íntimos, mais parecidos com Ele.

Nenhum exemplo de intimidade com Deus é tão contundente quanto o de Jesus. Sua intensidade na vida de oração e no conhecimento das Escrituras, sua confiança irrestrita na tribulação e nas perseguições, bem como sua força de caráter e virtudes excelentes são motivos de inspiração e encorajamento para todos os que o buscam. Com ele aprendemos que é necessário amar a Deus de todo coração, alma, força e entendimento. Por ele fomos chamados de amigos. Nele temos vida em abundância e o caminho aberto para o coração do Pai. Ele e o Pai são um.

1ª Igreja Presbiteriana Independente Maringá

marcelo@ipimaringa.org.br